Início

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Códigos de Governança Corporativa

Para aqueles que querem entender o que é Governança Corporativa, segue uma dica interessante. São dois códigos de referência em Governança Corporativa no Brasil. Um deles publicado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e outro pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Recomendações da CVM sobre Governanças Corporativa (2002)
Código das Melhores Práticas de Governanças Corporativa (4.ed. 2010)
Boa leitura.

Sarbanes-Oxley

A SOX é uma lei norte-americana, assinada em 30 de julho de 2002.
Apesar de ser uma lei norte-america, a SOX causa reflexos no Mercado Financeiro Brasileiro, sobretudo em relação a empresas que possuem valores mobiliários registrados na SEC (Securities & Exchange Comission) - agência federal dos Estados Unidos correspondente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil.
A SOX surgiu de um projeto de lei lançado pelos congressistas Paul S. Sarbanes e Michael Oxley, originalmente demoninada Public Company Accouting Reform and Investor Protection.
A Sarbanes-Oxley é um marco na busca de práticas confiáveis no processo de divulgação dos resultados das empresas, com objetivo de restaurar a credibilidade e a integridade do Mercado de Capitais frente a escândalos de empresas como a Enron, Worldcom e Tycon.

Referências
GITMAN, Lawrence.J. Princípios de Administração Financeira. 12.ed. São Paulo: Pearson Education,2010. p. 35-37

Clique aqui para ter acesso à SOX Act.

Boa leitura.